• Miriam Olivia

RESENHA DO LIVRO: 'Um caminho para a liberdade' de Jojo Moyes

O livro do mês de novembro é “Um caminho para a liberdade” de Jojo Moyes. O livro foi publicado em 2019, é considerado “Romance de amor, Ficção histórica, Ficção Doméstica” e foi indicado para o Goodreads Choice Awards Best Historical Fiction.

Conta a história de 5 mulheres, com o enfoque em Margery e Alice, que constroem uma biblioteca itinerante a cavalo (isso mesmo, elas levam livros à comunidade em seus cavalos). Tudo isso ocorre a partir de 1937, então, vocês podem imaginar o que essas mulheres enfrentam!

É um livro muito bom, de leitura fácil e surpreendente: conta a história de grandes mulheres que dentro de suas realidades superam o machismo, a violência e os impedimentos que à sociedade lhes impunha.

Alice, inglesa, se casa com o americano Bennet Van Cleve e descobre, após se mudar para os Estados Unidos, que morará com ele e seu pai em uma casa repleta de regras e lembranças da falecida mãe. Alice percebe que seu sonho seria um pouco diferente: um marido passivo e um pai dono de uma mineradora completamente abusivo (com ela e seus empregados)

Margery, por outro lado, é uma mulher independente, filha de um dos maiores traficantes de bebida da cidade e por isso, possui uma má fama como herança (embora ela não tenha feito nada). Ela possui um romance de longa data, mas recusa a se casar. Adivinhem com quem? Com o representante dos empregados na mineradora do Van Cleve.

Destaco um momento da obra (veja na imagem 2):





Esse é o momento em que Margery percebe que Alice havia apanhado do pai de Bennet. Para mim foi um dos momentos mais significativos da obra, pois revela muito da vivência das mulheres e mostra a superação (por mais difícil que seja) dessa situação. Essa descoberta ocorre na biblioteca, o local de trabalho. Quando eu digo que o ambiente de trabalho deve ser acolhedor é porque se pode FAZER ALGO quando uma situação dessas ocorre.

O livro tem tantas nuances.. mas eu queria evidenciar a maior de todas: mulheres apoiando mulheres.

Que livro!


Miriam Olivia Knopik Ferraz

Artigo escrito em 30 de novembro de 2020.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre a sua crise existencial com o seu tema de pesquisa

Olá pessoal, tudo bem? Vamos falar sobre esse momento delicado ! Nesse vídeo eu explico vários motivos para você estar nesse momento e quais são as possibilidades. Você sempre pode mudar de tema, mas