A primeira pesquisa que eu desenvolvi foi a minha iniciação científica sobre ciberdemocracia em 2015 e naquele ano eu decidi que eu iria finalizar ela no carnaval. Eu peguei todos os meus materiais, meu computador e "me isolei" com o objetivo de sair do carnaval com ela pronta.
Essa pesquisa, inclusive, foi transformada depois em um artigo científico e publicada na Revista da faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Essa é uma boa lembrança de carnaval!
Isso não quer dizer que todos os carnavais foram assim,
ok ?
Mas esse post é para conversar com você que se encontra nesse momento: quarta-feira de cinzas, sua pesquisa parada na mesa e agora... chegou a hora ?
O fim do Carnaval traz consigo o início do ano: não adianta, agora tudo que você deixou para depois vai começar a ter um peso diferente. Afinal,já estamos em março.
Agora você tem duas alternativas: curtir mais uns dias de ressaca de carnaval e arrastar a sua pesquisa mais um pouquinho... ou começar.
Esse começo vai ser difícil. Nunca é fácil abrir a tela em branco do computador e sair escrevendo, por isso eu criei um roteiro para te ajudar nesse começo pós-carnaval, principalmente para que você passe dele e continue a sua pesquisa. Afinal, pesquisa é sobre tempo.
Primeiro: reveja o seu tema. Ele está bem delimitado ? Você já tem um título provisório ? Ele é "um pastel com borda recheada"* ou realmente foge um pouco da curva?
Segundo: faça um sumário. O sumário é o seu roteiro, você pode alterar ele depois, mas comece com algo estruturado. Há dois caminhos mais utilizados: do tema mais geral ao tema mais específico, ou do tema mais específico para uma regra mais geral.
Terceiro: procure bibliografia e leia. Comece pelos manuais e vá até os artigos científicos: você precisa entender sobre o tema desde o básico até as pesquisas mais complexas.
Quarto: faça um sumário dentro do seu sumário, o que eu chamo de "sumário mental". Não necessariamente esse "sumário dentro do sumário" vai gerar subtópicos no seu trabalho, o objetivo é servir como um roteiro para você saber o que escrever em cada capítulo.
(fica muito mais fácil fazer esse sumário se você já leu algo sobre seu tema)
Quinto: mais pesquisa. Nesse ponto você precisa aprofundar as suas fontes bibliográficas em cada ponto do "sumário oficial" e em cada ponto do seu "sumário mental".
Sexto: comece a escrever. "Mas eu não li o suficiente". Comece. É muito importante que você destrave esse obstáculo inicial e comece escrevendo: pelos conceitos, pelas descrições etc. Depois você terá momentos para rever, reestruturar e até reescrever.
Esse é um roteiro para você ter em mente quais são os processos elementares que fazem parte de uma pesquisa.
Com um bom cronograma você pode inserir elementos como: pesquisas mais robustas, fichamentos, revisões e até publicação de resultados parciais.
Se você quiser se aprofundar na Pesquisa Científica eu abri vagas para aplicações para o meu curso "Pesquisa Científica em Direito" com aulas gravadas, orientação de trabalho e uma mentoria individual.
Para fazer sua aplicação acesse aqui: https://www.miriamolivia.com/about-4
Boa pesquisa!
Miriam Olivia
Comments