top of page
  • Foto do escritorMiriam Olivia

A REALIZAÇÃO DE TESTES GENÉTICOS PREDITIVOS | Apresentação de Trabalho internacional em Bilbao

No dia 19 de maio participei do XXVII Congresso Internacional sobre Derecho y Genoma Humano, realizado pela Universidad del País Vasco, junto com a minha amiga Ariê Ferneda.



Apresentamos o trabalho "PERFORMING PREDICTIVE GENETIC TESTS: PRIVACY OF GENETIC DATA AND LABORAL DISCRIMINATION"/ "A REALIZAÇÃO DE TESTES GENÉTICOS PREDITIVOS: PRIVACIDADE DOS DADOS GENÉTICOS E A DISCRIMINAÇÃO LABORAL"


Esse resumo vêm da linha de pesquisa que desenvolvemos na área de Bioética e Biodireito e as suas interações com o Direito do Trabalho. O objetivo do trabalho era pontuar a possibilidade de exames genéticos pré-contratuais e, quais as limitações possíveis com base em diversos instrumentos internacionais, como inclusive a Declaração de Bilbao de 1993 que dá nome ao evento.

Essa foi a primeira vez que realizei uma apresentação inteiramente em inglês!







Destaco como foi interessante participar desse evento internacional que ocorre de forma periódica em Bilbao na Espanha, que segundo alguns sites é "recheado de cultura e boa comida". Resta a curiosidade de conhecer pessoalmente esse lugar agora comm uma lembrança fixa: a apresentação de um trabalho em um evento internacional!







Trago um pouco desse local para descobrirmos juntos: a foto da aranha é uma escultura de Louise Bourgeois "Maman, que foi criada para a inauguração da Tate Modern em Londres em 2000 e permanece na coleção da instituição, é a maior das aranhas de Bourgeois. Os visitantes podem navegar pelas oito pernas abertas da criatura e espiar seu corpo, um elegante nó de formas em espiral. Sob o corpo, a aranha em grande escala carrega um saco de ovos de mármore. Um dos seis moldes de bronze da siderurgia original fica grandemente em uma praça externa no Guggenheim Bilbao, na Espanha".



A segunda foto é do Museu Guggenheim de Bilbao obra do arquiteto norte americano Frank Gehry, este museu além de sua arquitetura icônica, "reúne obras de alguns dos mais importantes artistas modernos e contemporâneos, como Andy Warhol, Antoni Tàpies, Cristina Iglesias, Eduardo Chilida e Jorge Oteiza". Uma obra de arte recheada de arte!


Já anotei esse destino!


FONTES:

https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/as-iconicas-esculturas-de-aranhas-de-louise-bourgeois-tem-uma-historia-surpreendente-veja-4-curiosidades/

https://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/2019-05-18/dicas-o-que-fazer-em-bilbao.html

10 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page